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A Semana Acadêmica da Matemática é um sucesso de público e de variedades com 9 palestras, 5 mini- cursos, 3 mesas- redondas, 5 oficinas e vários coffee- break. O evento aconteceu em sua maior parte no Cidec- Sul com algumas atividades nos pavilhões 2 e no CEAMECIM. O nível dos palestrantes e suas palestras foi de excelente qualidade, falando de Matemática e de suas várias aplicações.
Mais informações: www.camat.furg.br
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Mini- cursos oferecidos:
O PRIMA está oferecendo mini- cursos de conteúdos de Matemática Básica (Pré- Cálculo) aos alunos que estão ingressando na FURG no 2º semestre de 2010.
Local dos mini- cursos:
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As aulas serão ministradas por monitores da Matemática Licenciatura nas salas 1205, 1206 e 1207 do pavilhão 1, das 18h às 18h50, na segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira.
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Não é necessário fazer inscrição para o curso, apenas assinar uma ata de presença nas aulas.
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Conteúdos dos mini- cursos:
Operações básicas e MMC |
Operações com Frações |
Equações de 1º grau |
Sistemas de equações |
Produtos notáveis |
Fatoração de polinômios |
Equações de 2º grau |
Potências |
Raízes |
Funções de 1º grau |
Funções de 2º grau |
Funções modulares |
Além destes conteúdos, serão vistos também os conteúdos eleitos pelos alunos cursistas.
Os mini- cursos irão começar no dia 18 de agosto.
Informações:
Telefone: 3233 6796 E-mail: alessandrosaadi@furg.br
Coordenador do Programa: Mat. Alessandro da Silva Saadi – Especialista em Matemática
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Uma comitiva formada por três professoras do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef), um mestrando do programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e dois acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática representou a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), de 7 a 9 de julho, na cidade de Salvador (BA), no 10º Encontro Nacional de Educação Matemática (Enem). O encontro teve como tema “Educação Matemática, Cultura e Diversidade”, promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Sbem).
Este ano o evento bateu recorde de participantes chegando a 4.059 inscritos. Houve também a submissão de 1.725 propostas de trabalhos nas diversas modalidades.
O acadêmico Tiago Dziekaniak Figueiredo, graduando do 4º ano do curso de Licenciatura em Matemática teve dois trabalhos aceitos para apresentação. Os trabalhos foram os intitulados “Estágio Supervisionado em Matemática: um Laboratório de Práticas Inovadoras na Formação Inicial de Professores” e “Universidade-Escola: (Re)configurando a Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática”, ambos orientados pela professora Marília Nunes Dall’Asta.
Já o mestrando Daniel da Silva Silveira e a acadêmica Gláucia Brasil Copello, graduanda do 3º ano do curso de Licenciatura em Matemática, apresentaram o trabalho “Percepções de Professores dos Anos Iniciais a Respeito da Utilização do Material Concreto do Ensino de Matemática”. Eles foram orientados pelas professoras Débora Pereira Laurino e Tanise Novello.
“A diversidade de culturas que se engendram por meio da participação em eventos que promovem a reflexão acerca das práticas docentes faz com que haja uma troca de experiências importantíssima, favorecendo nosso desenvolvimento profissional”, diz o acadêmico Tiago Figueiredo. De acordo com ele, foi importante o apoio recebido pela comitiva do Imef e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).
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Conforme o coordenador da OBMEP da região do Rio Grande, professor dr. Mário Rosa Retamoso, as olimpíadas servem como um estímulo para o aluno estudar e interagir no meio educativo. Sobre as provas, o coordenador contou que o conteúdo implica raciocínio lógico e interpretativo. Desta forma, novos talentos são descobertos e, além das bolsas científicas, os vencedores são estimulados a seguir cursando pós-graduações relacionadas à Matemática, mesmo quando a graduação é voltada para outra área de conhecimento.
Neste ano, nenhum rio-grandino recebeu a premiação, no entanto, Retamoso está confiante para a próxima edição. “Um dos motivos de fazermos a solenidade aqui é chamar a atenção para os estudantes locais participarem mais da olimpíada”, confessou. De acordo com o coordenador, cerca de 700 escolas de 39 municípios gaúchos inscreveram alunos na 5ª OBMEP. Em Rio Grande, quase 300 alunos participaram da olimpíada.
Entre os estudantes premiados, estava Josué Knorst, da 8ª série da Escola Décio Martins Costa, do Município de Picada Café. Ostentando três medalhas, o estudante contou que esta é a sua terceira participação na competição e é também a terceira vez que recebe o prêmio. Já conhecido pelas medalhas, Josué participou, em maio deste ano, do Fórum de Matemática da Escola 25 de Julho, em Ivoti, onde palestrou para alunos de 5ª e 6ª séries e também conversou com alunos da 8ª série sobre a Olimpíada de Matemática. Ele contou ainda que está participando de um programa de iniciação científica em Caxias do Sul e está fazendo preparação especial para competições internacionais no Rio de Janeiro.
Natural de Encantado, Jamile Fritzen, que cursa o 1° ano do Ensino Médio na Escola Monsenhor Scalabrini, também é medalhista pela segunda vez. A jovem contou que esta é uma grande oportunidade para os estudantes de escolas públicas receberem notoriedade e qualificarem-se. Sobre a melhor forma de estudar para a competição, Jamile disse que o site da OBMEP traz provas de edições anteriores e, por ali, dá para tirar uma boa base.
Ao todo, 144 alunos de escolas públicas receberam medalhas de ouro, bronze e prata, além de bolsa de iniciação científica. Foram homenageadas também duas escolas da região de Porto Alegre e uma escola de Santa Maria com placas de mérito de reconhecimento e coleções de livros. Outras três escolas das regiões de Porto Alegre, Santa Maria e Passo Fundo receberam materiais esportivos, vídeos e livros para montar uma biblioteca de Matemática e ciências exatas. Receberam troféus duas escolas da região metropolitana, e as secretarias municipais de educação dos municípios de Arroio do Meio e Campestre da Serra também foram homenageadas.
Estiveram presentes na solenidade os representantes das cinco coordenadorias regionais da OBMEP, professor dr. Alvino Alves Santana (UFRGS), professor dr. Ricardo Fajardo (UFSM), professora dr.ª Marilaine Sant’Ana (UFRGS), professora Rosa Maria Rico (UPF) e professor dr. Mário Retamoso (Furg); a diretora acadêmica da olimpíada, professora dr.ª Suely Druck; a coordenadora regional do Programa de Iniciação Científica (PIC), professora Elizabeth Quintana Ferreira da Costa (UFRGS); a diretora do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef), Denise Maria Varella Martinez (Furg); o titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) do Rio Grande, Claudiomar Nunes; a coordenadora da 18ª Coordenadoria Regional de Educação (18ª CRE), Faraildes Ávila; além de professores e alunos da Furg, diretores de escolas públicas, professores de Matemática e acompanhantes dos alunos medalhistas.
Tatiane Fernandes (Jornal AGORA, 28/06/10)
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Com o objetivo de mostrar aos estudantes da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e aos futuros ingressantes um pouco sobre as profissões de matemático, estatístico e físico é que foi organizado o Dia das Profissões do Imef, no Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul). O evento ocorre durante esta segunda-feira (31) e mostra a diversificação do mercado de trabalho para os profissionais que estudam Matemática, Estatística e Física na FURG.
Na abertura, à tarde, o auditório recebeu um bom público para assistir também às primeiras palestras. Até o meio da tarde haviam feito a inscrição em torno de 300 pessoas. “Estamos satisfeitos em podermos organizar e apresentar cada uma das profissões já citadas”, assinalou o coordenador do evento, técnico-administrativo em Educação, matemático Alessandro da Silva Saadi.
O vice-diretor do Imef, professor Marcos Cardoso Rodriguez, falou da estruturação do Instituto com os três cursos, em 2008. Citou a importância e a relação deles entre si em várias atividades humanas.
O reitor em exercício da FURG, professor mestre Ernesto Luiz Casares Pinto, lembrou da conversa que teve com o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, durante sua vinda a Rio Grande recentemente. “O presidente reconheceu o papel da universidade na qualidade da formação profissional”, assinalou.
O professor elogiou iniciativas como essa e a valorização da educação básica. Os organizadores do evento percorreram as escolas como forma de incentivar os alunos do Ensino Médio em se interessarem pelos cursos com quais trata o Imef.
O engenheiro mecânico Rodrigo Pegoraro foi o primeiro palestrante do Dia das Profissões do Imef. Ele falou das Aplicações da Matemática nos Campos da Engenharia e do Direito. Palestraram durante a tarde o professor Dr João Rodrigo Souza Leão e sua palestra "O Lado Escuro do Universo", o professor Dr Sebastião C.P. Gomes com sua palestra "A Matemática Aplicada a Problemas de Engenharia", o Dr Birajara Soares Machado falando sobre Econofísica e ainda o professor Dr Paul Gerhard Kinas fazendo "Um Passeio Aleatório no Mercado de Trabalho para os Estatísticos".
No turno da noite, o físico Altair Delfino da Rocha Faes abriu o evento falando das perspectivas de atuação do físico médico no mercado regional e nacional seguido do professor especialista André Nunes Ferreira, o Planta, que palestrou "A Matemática é Linda". A seguir foi a professora mestra Suzi Samá Pinto falando da educação a distância e o mercado de trabalho. Finalizou esse ciclo de palestra o professor Dr Mário Rocha Retamoso com a palestra "Matemática e Sociedade".
O evento foi transmitido por via webconferência para os Polos de Três de Maio; Sobradinho; Sapiranga; Santo Antônio da Patrulha; Santa Vitória do Palmar. Vejam as imagens da videoconferência:
Prof. André Nunes Ferreira (Planta)
Físico Altair Faes
É importante destacar a Avaliação Positiva registrada no Bate- papo do Ambiente da Webconferência, pelo Polo de Três de Maio: “Achamos muito positivo e proveitoso. Gostaríamos de sermos lembrados sempre e podermos ter mais vezes oportunidades como estas de participar dos eventos que só vem a acrescentar em nossa formação e reflexão profissional”
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O livro exige um conhecimento apenas básico de estatística convencional. Conforme os autores, três características resumem o enfoque dado ao tema: (1) quebrar o mito de que Estatística Bayesiana, embora “bacana”, é necessariamente difícil e impenetrável ao não-especialista; (2) apresentar a definição ampliada de probabilidades como sendo a métrica adequada para incerteza; e (3) introduzir o ferramental versátil e poderoso do sistema R (programa computacional de livre acesso e código aberto).
Todos os exercícios do livro, alguns oriundos dos trabalhos de pesquisa e de assessoria estatística dos próprios autores, têm suas resoluções disponibilizadas em um site, inclusive com os códigos escritos em linguagem R.
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