Com o objetivo de mostrar aos estudantes da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e aos futuros ingressantes um pouco sobre as profissões de matemático, estatístico e físico é que foi organizado o Dia das Profissões do Imef, no Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul). O evento ocorre durante esta segunda-feira (31) e mostra a diversificação do mercado de trabalho para os profissionais que estudam Matemática, Estatística e Física na FURG.
Na abertura, à tarde, o auditório recebeu um bom público para assistir também às primeiras palestras. Até o meio da tarde haviam feito a inscrição em torno de 300 pessoas. “Estamos satisfeitos em podermos organizar e apresentar cada uma das profissões já citadas”, assinalou o coordenador do evento, técnico-administrativo em Educação, matemático Alessandro da Silva Saadi.
O vice-diretor do Imef, professor Marcos Cardoso Rodriguez, falou da estruturação do Instituto com os três cursos, em 2008. Citou a importância e a relação deles entre si em várias atividades humanas.
O reitor em exercício da FURG, professor mestre Ernesto Luiz Casares Pinto, lembrou da conversa que teve com o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, durante sua vinda a Rio Grande recentemente. “O presidente reconheceu o papel da universidade na qualidade da formação profissional”, assinalou.
O professor elogiou iniciativas como essa e a valorização da educação básica. Os organizadores do evento percorreram as escolas como forma de incentivar os alunos do Ensino Médio em se interessarem pelos cursos com quais trata o Imef.

O engenheiro mecânico Rodrigo Pegoraro foi o primeiro palestrante do Dia das Profissões do Imef. Ele falou das Aplicações da Matemática nos Campos da Engenharia e do Direito. Palestraram durante a tarde o professor Dr João Rodrigo Souza Leão e sua palestra "O Lado Escuro do Universo", o professor Dr Sebastião C.P. Gomes com sua palestra "A Matemática Aplicada a Problemas de Engenharia", o Dr Birajara Soares Machado falando sobre Econofísica e ainda o professor Dr Paul Gerhard Kinas fazendo "Um Passeio Aleatório no Mercado de Trabalho para os Estatísticos".

No turno da noite, o físico Altair Delfino da Rocha Faes abriu o evento falando das perspectivas de atuação do físico médico no mercado regional e nacional seguido do professor especialista André Nunes Ferreira, o Planta, que palestrou "A Matemática é Linda". A seguir foi a professora mestra Suzi Samá Pinto falando da educação a distância e o mercado de trabalho. Finalizou esse ciclo de palestra o professor Dr Mário Rocha Retamoso com a palestra "Matemática e Sociedade".

O evento foi transmitido por via webconferência para os Polos de Três de Maio; Sobradinho; Sapiranga; Santo Antônio da Patrulha; Santa Vitória do Palmar. Vejam as imagens da videoconferência:

Prof. André Nunes Ferreira (Planta)

Físico Altair Faes

É importante destacar a Avaliação Positiva registrada no Bate- papo do Ambiente da Webconferência, pelo Polo de Três de Maio: Achamos muito positivo e proveitoso. Gostaríamos de sermos lembrados sempre e podermos ter mais vezes oportunidades como estas de participar dos eventos que só vem a acrescentar em nossa formação e reflexão profissional