A Universidade Federal do Rio Grande - FURG, inserida no ecossistema costeiro, tem a orientação filosófica vocacionada para as características históricas, culturais e sociais próprias de sua posição ambiental e regional, com a missão institucional de "promover a educação plena, enfatizando uma formação geral que contemple a técnica e as humanidades".

Neste contexto, preconiza o ensino com base no entendimento de que a Educação, ao construir, reconstruir e socializar o conhecimento, tem a tarefa fundamental de formar cidadãos capazes de posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva. Portanto, capazes de atuar criativamente no contexto social de que fazem parte e exercer seus direitos, promovendo uma integração harmônica entre o ser humano e o meio ambiente.

Assim, o Ensino é visto como uma prática social específica, no âmbito do processo de educação, que demanda da mediação entre professores e estudantes. O ensino constitui-se em socialização criadora e recriadora de conhecimento e cultura e não em movimento de simples transmissão de conhecimento pelo professor. Ensinar implica articulação com aprender e, nesse sentido, a participação do estudante é fundamental para que o ato de ensinar se efetive na sua complexidade, uma vez que a aprendizagem é um processo que envolve também os múltiplos saberes constituídos pela diversidade cultural desses atores.

A partir desta compreensão de Ensino, o Projeto Político Pedagógico da Instituição orienta para a implementação de espaços de formação que articulem ensino, pesquisa e extensão, com base na ética, na política e também na dimensão estética-expressiva, visando à produção crítica de conhecimento, com o propósito de formar não apenas um profissional, mas um cidadão comprometido com os desafios e exigências do mundo contemporâneo.