O resultado da Sessão Pública de Avaliação de Desempenho Acadêmico para Progressão Funcional Docente da professora Suzi Samá Pinto está divulgado na secretaria do Imef.
Especialmente nesta quinta-feira, dia 30 de junho, a monitoria de ALGA será disponibilizada no período de 15h10 às 17h10 pela monitora Gabrielly Buterries na sala 4210 do pavilhão 4.
A Secretaria Acadêmica do Imef comunica que no dia 24 de junho de 2011 não haverá monitoria de Calculo I.

A Comissão Especial, indicada pelo Conselho do IMEF,  após deliberação com todos os seus membros, faz saber que:

1. No dia 24 de junho de 2011 às 10h30 na sala 2207, do pavilhão 02, Campus Carreiros,  ocorrerá a defesa pública de trabalho científico da Profª Suzi Samá Pinto, lotada no Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF, com a finalidade de atender ao Artigo 6º, inciso II, da Resolução nº. 022/2006 do CONSUN, que dispõe sobre a progressão funcional de docentes do magistério superior da FURG.

2. A Comissão Especial, no que lhe concede o Artigo 6º, inciso III, da Resolução 022/2006 do CONSUN, solicita à Profª Suzi Samá Pinto que entregue na secretaria do IMEF, até as 18h00 do dia 21 de junho de 2011, cópia por escrito, em quatro vias, do trabalho científico que será objeto de avaliação na sessão pública de 24 de junho de 2011.

Comissão especial: professores  Matheus Lazo,  Paul Kinas e  Viviane Mattos.

Na próxima segunda-feira, dia 20 de junho de 2011, às 9h30, na sala 4110, pavilhão 4, teremos mais um seminário da Matemática Aplicada.

A apresentação estará a cargo de Carolina Rocha Freitas,  mestranda do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional, que falará sobre: Teoria Espectral de Grafos e Problemas de Localização.

Nessa ocasião a estudante de pós-graduação prestará seu exame de qualificação e a atividade será aproveitada como um dos seminários da Matemática Aplicada.

O Imef convida toda comunidade acadêmica para o seminário de Física intitulado Transições Inversas em Modelos Fermiônicos de Vidro de Spin Ising que será ministrado pelo pós-doutorando, Dr. Carlos Alberto Vaz de Morais Junior, do Imef.

O seminário será nesta quinta-feira, dia 16 de junho de 2011, às 13h30, na sala 2101 onde será discutido diversos estudos experimentais que mostram a existência da chamada transição inversa. Esta é uma transição não intuita, em que a fase ordenada apresenta uma entropia maior que a fase desordenada. Para descrever características gerais relacionadas a esse fenômeno, as transições inversas são estudadas a partir de dois modelos vidro de spin: o modelo de alcance infinito vidro de spin de Ising fermiônico (VSIF) com campo magnético transverso h e o modelo Hopfield vidro de spin Ising fermiônico (HVSIF) com h.

Nestes modelos, os spins são escritos em termos de operadores fermiônicos. Nesse caso, há quatro autovalores possíveis para o operador Szi, dois deles não magnéticos. Ambos os modelos são expressos em termos do formalismo das integrais de caminho fermiônicas com variáveis de Grassmann. Particularmente, os modelos VSIF e HVSIF são analisados no ensemble Grão Canônico, que permite variar o número médio de ocupação de férmions por sítio através do ajuste do potencial químico $mu$.

O Potencial Grão Canônico é obtido por meio das soluções com simetria de réplicas e com um passo de quebra de simetria de réplicas utilizando a aproximação estática. Os resultados obtidos a partir dos modelos VSIF e HVSIF podem ser resumidos de acordo com a seguinte ordem: primeiramente, o modelo altamente frustrado VSIF é estudado. Essencialmente, para h=0, há o surgimento de transição de primeira ordem inversa para valores de $mu$, que é um mecanismo de favorecimento de estados não interagentes (diluição magnética).

Consequentemente, as transições inversas puderam ser estudadas sob o efeito de flutuações quânticas quando um campo magnético transverso é introduzido nesse modelo. Como resultado principal, é mostrado que flutuações quânticas destroem as transições inversas no modelo VSIF. Em segundo lugar, o papel da frustração como ingrediente para um modelo apresentar naturalmente transições inversas é checado pelo modelo HVSIF, o qual permite analisar diversos regimes de frustração. De fato, é mostrado no modelo HVSIF que independentemente do nível de frustração, sempre há uma transição inversa para valores altos de $mu$.

Finalmente, a introdução do campo h no modelo HVSIF permite estudar de que forma o ajuste simultâneo de flutuações quânticas e intensidade do nível de frustração afetam as transições inversas nesse modelo. Como resultado, sugere-se que a relação entre diluição e a presença de uma fase frustrada tem um importante papel na produção de transições inversas. Em adição, quando efeitos de flutuações quânticas são introduzidas pelo h, o papel da diluição parece ser enfraquecido. Nesse caso, as transições inversas são destruídas no modelo HVSIF.

Estão abertas as inscrições para as Atividades dos Novos Talentos da Física, que acontecem de 25/07 a 29/07, período de férias de Julho, no Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande FURG.

As atividades são inerentes as ações do projeto “A Educação Científica: O Ensino de Física a partir do contexto sócio-cultural e das tecnologias digitais”, proposto e desenvolvido por docentes do Instituto de Matemática, Estatística e Física – IMEF, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da FURG e estudantes do curso de Licenciatura em Física e Matemática.

O projeto é financiado pelo Programa de Apoio a Projetos Extracurriculares da Capes (Edital CAPES/DEB Nº 033/2010), o qual investe em Novos Talentos da Rede Pública para Inclusão Social. A FURG participa desse Programa desde 2007, via ações do CEAMECIM e, em 2010, foi integrado à equipe um grupo de estudos da área do Ensino de Física do IMEF.

Para contemplar as ações previstas pelo referido Programa, serão desenvolvidas, no período de férias, duas atividades distintas que envolvem estudantes e professores da Rede Pública de Rio Grande. Veja:

Atividade 1:

Curso: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação contribuindo na compreensão de fenômenos físicos e possíveis aplicações no Polo Naval de Rio Grande.

Curso de 40 horas.

Público alvo: 25 estudantes da terceira série do Ensino Médio da Rede Pública Estadual do município de Rio Grande.

Objetivo: Potencializar, através das TIC, o estudo e a compreensão de temáticas de Física contextualizadas com o Polo Naval.

Atividade 2 :

Curso: As TIC como ferramentas auxiliares no processo de Ensino-Aprendizagem de Física

Curso de 40 horas

Público alvo: 20 professores de Física da Educação Básica da Rede Pública de Ensino.

Objetivo: Incentivar o uso das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) no âmbito da educação básica associadas a metodologias que potencializem as ações educativas no ensino de física, visando a um enfoque investigativo e reflexivo sobre os fenômenos estudados.

Datas das inscrições e da realização dos cursos

Inscrição via site do projeto: http://www.novostalentosfisica.furg.br/

Período de Inscrições: 25/05/2011 a 07/07/2011

Divulgação da Lista de Aceitos: 08/07/2011

Período para encaminhamento de documentação e comprovantes: 08/07 a 15/07/2011

Período de realização da Atividade I e Atividade II: 25/07 a 29/07

Temáticas a serem desenvolvidas

As temáticas a serem desenvolvidas na Atividade I e na Atividade II são as mesmas, com enfoques pedagógicos diferenciados e adequados aos objetivos propostos.

- Abertura e Apresentação do Projeto;

- temática (a) – Experienciando Tópicos de Física com auxilio do computador;

- temática (b) – Estudando Termodinâmica para manter a cabeça fria;

- temática (c) – Desenvolvendo a Ótica com Material Hipermidiático;

- temática (d) – Desenvolvendo tópicos de física com auxilio do Programa Modellus;

- temática (e) – Compreendendo os conceitos de ondas sonoras, a partir de situações-problemas.

* Todos os encontros acontecerão na Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Campus Carreiros.

* Os participantes com 100% de frequência receberão certificados.

Quer saber mais? Visite: http://www.novostalentosfisica.furg.br/

Ou encaminhe e-mail ao coordenador do Projeto (Prof. Valmir Heckler) -  e-mail: valmirheckler@furg.br

O evento que ocorreu no dia 31 de maio teve um público de aproximadamente trezentas pessoas. Foram oito palestras ministradas por vários profissionais das áreas de Matemática, Física e Estatística. A organização do evento agradece a todos os participantes pela presença e aos palestrantes por suas brilhantes apresentações. A direção do Imef parabenizou os professores do instituto pelas execelentes palestras ministradas.

O Imef convida para mais um seminário de Física. Será nesta quinta-feira, dia 26 de maio de 2011, às 13h30, na sala 2101 e será ministrado pelo pós-doutorando, Dr. Éder Maiquel Simão da Ufsm.

Título: A investigação da biologia associada ao câncer através da biofísica"

Resumo:
O câncer tem como principal característica o crescimento desordenado das células. A perda da estabilidade do genoma associada com a deterioração genética é um dos muitos aspectos importantes dos carcinomas. A taxa de mutações e a extensão do tumor evoluem de acordo com as características biológicas, imunológicas, antecedentes genéticos e ambientais da pessoa. A displasia é o processo inicial de formação do tumor maligno. Com alterações em alguns genes, a displasia poderá evoluir ao carcinoma passando por três estágios pré-cancerosos, definidos por: adenoma primário, intermediário e tardio.  O acúmulo de mutações que ocorrem ao longo da evolução da doença, elimina genes supressores de tumor e ativam outros genes que promovem o crescimento.  O fenótipo mutador surge com o aumento das alterações dos tecidos, que se manifesta a partir do acúmulo de mutações genéticas.
A nível genético, os pesquisadores estão procurando por genes responsáveis, principalmente, pelo processo de formação do câncer (MARX, 2002).. Conforme a literatura, tem-se procurado elucidar a biologia da evolução do câncer desde a formação de uma displasia até seu processo final (HALAZONETIS, 2008). Atualmente, muitos  estudos, através do uso de teorias estatísticas, têm sido realizados para se investigar a biologia envolvida na formação de carcinomas (CASTRO, 2007).
O objetivo deste seminário é apresentar esse processo de investigação da doença, justificado pelos novos olhares que vem sendo lançados para se buscar uma melhor compreensão da biologia associada ao câncer

Matemática, Estatística e Física. Áreas das Ciências Exatas que privilegiam números e cálculos e integram a oferta de cursos de graduação da Furg. E para mostrar como funciona, na prática, a carreira de quem escolhe essas habilitações, o Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) da universidade estará promovendo, no dia 31 de maio, às 13h30, a segunda edição do Dia das Profissões, no Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul).

O encontro, que tem como tema “O Mercado de Trabalho e os Desafios do Desenvolvimento”, deve reunir estudantes e futuros ingressantes da Furg, com um ciclo de palestras que versarão sobre os seguintes temas: o Mercado de Trabalho para o Físico Médico, Algumas Técnicas de Otimização Combinatória, o Trabalho Científico do Astrofísico, Plasma Térmico e suas Aplicações Tecnológicas, a Importância do Trabalho Docente e a Diversidade de Atuação: o Grande Atrativo da Estatística, entre outros.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui. A confirmação da inscrição deverá ser feita no dia e no local do evento, mediante a entrega de um alimento não-perecível, que será doado para instituições de caridade do Rio Grande.