A 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2011) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promoção do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Ministério da Educação (MEC).

A OBMEP 2011 é dirigida aos alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. Professores, escolas e secretarias de educação dos alunos participantes também concorrem a prêmios.

A inscrição na primeira fase da OBMEP deverá ser feita pelas escolas, somente mediante preenchimento (on line) da Ficha de Inscrição disponível no site www.obmep.org.br e só serão aceitas inscrições dentro da data-limite fixada no calendário oficial da OBMEP (ver item 11). Não serão aceitas inscrições enviadas em mensagens eletrônicas, via fax ou por meio postal.

Calendário OBMEP - 2011

18 de abril

Abertura das inscrições
(exclusivamente no site
www.obmep.org.br )

03 de junho

Encerramento das inscrições

16 de agosto
(terça feira)

Provas da 1ª Fase
(horário definido pelas escolas)

26 de agosto

Data limite para as escolas enviarem os cartões-resposta dos alunos classificados para a 2ª Fase.

03 de outubro

Divulgação dos classificados para a 2ª Fase e do local de realização das provas.

03 a 21 de outubro

Período para as escolas indicarem, no site da OBMEP, os professores dos alunos classificados para a 2ª Fase

22 de outubro
(Sábado)

Provas da 2ª Fase
14h30 - horário de Brasília

15 de dezembro

Divulgação dos premiados

 

Estão abertas as inscrições para as monitorias de Física I e II para o curso de Física. O período de inscrição é de 11/05 até 17/05 na secretaria do IMEF.

Critérios de Seleção:

  • Estar matriculado em curso de graduação e ter aprovação nas disciplinas da referida bolsa;
  • Dispor 12 horas semanais para o trabalho de monitoria;
  • Não receber qualquer outra bolsa no presente ano;
  • Preencher ficha de inscrição na secretária do IMEF e anexar histórico escolar;
  • ENTREVISTA: os candidatos deverão comparecer na secretária do IMEF no dia 19/05 às 10h30.
  • Resultado Final: dia 19/05 às 15h na secretaria do IMEF;
  • Valor da bolsa: R$300,00.

A professora Tanise Novello do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) e o professor Antônio Maurício Alves (UFPel), juntamente com a Doutoranda Maritza Moraes, os acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática, Morenci Rocha e Vanessa Silva, deram início no dia 29 de abril as atividades do curso de extensão: Discutindo e vivenciando a utilização de material concreto – rede de professores de Matemática, que tem como público alvo para o ano de 2011, os professores da E. M. E. F. Dr. Rui Poester Peixoto situada no município de Rio Grande, com a participação de 20 professores.

Esse projeto é uma parceria com a equipe diretiva da escola na intenção de contemplar a formação continuada promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).

O curso tem como objetivos centrais fomentar momentos de formação continuada no contexto do espaço escolar, permitindo aos docentes em exercício, conhecerem os diferentes usos de materiais concretos e suas possibilidades, bem como promover um espaço de discussão e problematização do ensino de conceitos matemáticos. As ações desse projeto de extensão foi  iniciada em  2009 e já atenderam aproximadamente 150 professores em diversos municípios (Mostardas, Santo Antônio da Patrulha, São José do Norte e Rio Grande). Os próximos encontros na escola Rui Poester Peixoto acontecerão nos dias 28 de maio, 18 de junho e 02 de julho,  e contarão com a participação de alunos egressos do curso de Licenciatura em Matemática: Ciliane Lock, Daniel Silveira, Priscila Moço, Robson Porto e Sicero Miranda, além da colaboração da professora Débora Laurino (IMEF)

professores_rede

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academicos_rede

Nesta quinta-feira, dia 12 de maio de 2011, às 13h30, na sala 2101, o seminário estará a cargo do Prof. Dr. Marcos Cardoso Rodriguez, do IMEF e o tema será resolver o problema CP no MSSM.

Nesse seminário será mostrado uma solução tipo axion ao problema CP forte com o mecanismo Peccei-Quinn associado ao gluino em vez dos quarks.

Os seminários são realizados periodicamente pelo curso de Mestrado em Física do IMEF. Para se obter mais informações sobre os seminários, acesse diretamente a página da pós-graduação em Física:

http://www.pgfisica.furg.br/ .

Aconteceu no último dia 30 de abril, no CIDEC-SUL, FURG, Campus Carreiros a solenidade de Premiação da Olimpíada de Matemática de Rio Grande/FURG-2010. Na ocasião foram entregues medalhas aos alunos da rede pública de ensino, primeiros colocados de cada nível, por pólo e entregue medalhas aos três primeiros colocados de cada nível na classificação geral.

Além dos medalhistas e familiares, participaram da solenidade professores do IMEF, acadêmicos dos cursos de Matemática Licenciatura e Matemática Aplicada, professores e diretores das escolas participantes e monitores de 2010 e 2011 da OMRG. Também presentes, a Pró-Reitora de Extensão e Cultura Profª Rita Patta Rache, Prof. Mário Rocha Retamoso coordenador do curso de Matemática Aplicada, Profª Mauren Moreira coordenadora da OBMEP RS05, Profª Denise Varella Martinez, diretora do IMEF, Profº Luverci do Nascimento Ferreira coordenador do curso de Matemática Licenciatura e coordenador da OMRG e o Secretário Municipal da Educação Sr. Claudio Omar Iahnke Nunes.

No evento, também foram homenageadas as professoras Rita Patta Rache, da PROEXC, Denise Varella Martinez, diretora do IMEF, pelo apoio dedicado ao longo do projeto, além da acadêmica Juliana Ricardo por seu desempenho como monitora durante a realização do curso preparatório que antecede a competição.

Aconteceu no último dia 30 de abril, no CIDEC-SUL, FURG, Campus Carreiros a solenidade de Premiação da Olimpíada de Matemática de Rio Grande/FURG-2010. Na ocasião foram entregues medalhas aos alunos da rede pública de ensino, primeiros colocados de cada nível, por pólo e entregue medalhas aos três primeiros colocados de cada nível na classificação geral.
Além dos medalhistas e familiares, participaram da solenidade professores do IMEF, acadêmicos dos cursos de Matemática Licenciatura e Matemática Aplicada, professores e diretores das escolas participantes e monitores de 2010 e 2011 da OMRG. Também presentes, a Pró-Reitora de Extensão e Cultura Profª Rita Patta Rache, Prof. Mário Rocha Retamoso coordenador do curso de Matemática Aplicada, Profª Mauren Moreira coordenadora da OBMEP RS05, Profª Denise Varella Martinez, diretora do IMEF, Profº Luverci do Nascimento Ferreira coordenador do curso de Matemática Licenciatura e coordenador da OMRG e o Secretário Municipal da Educação Sr. Claudio Omar Iahnke Nunes.

No evento, também foram homenageadas as professoras Rita Patta Rache, da PROEXC, Denise Varella Martinez, diretora do IMEF, pelo apoio dedicado ao longo do projeto, além da acadêmica Juliana Ricardo por seu desempenho como monitora durante a realização do curso preparatório que antecede a competição.

Histórico

A Física Médica foi criada no ano de 2002 como uma nova ênfase para o Curso de Física do Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande - IMEF/FURG. A Ênfase em Física Médica foi criada com o objetivo de atender a demanda reprimida de profissionais nessa área do mercado de trabalho.

Em 2006, a FURG destinou uma área específica para se construir um laboratório de física médica, e até 2010 foram realizadas apenas simulações sem uso das radiações ionizantes por falta de um espaço blindado e adequado. No final de 2010, após projeto aprovado com recursos do REUNI, o laboratório passou a dispor de experimentos e práticas didáticas conforme sua necessidade utilizando equipamento de raios X e instrumentos de medição com aplicações na área da saúde.

Contextualização

A radiologia, que envolve a medicina nuclear, a radioterapia e o radiodiagnóstico, disponibiliza o maior mercado de trabalho em Física Médica.  O Físico Médico pode atuar diretamente nessas áreas da medicina ou, de maneira indireta, através de empresas prestadoras de serviços. Assim, para se atender as necessidades desse mercado, é necessário que os acadêmicos se aprimorem nessas áreas.

Dessa forma, o Laboratório foi idealizado frente à necessidade do treinamento e ações práticas para melhorar o aprendizado técnico e clínico dos acadêmicos do Curso. Também, o Laboratório tem por objetivo promover o desenvolvimento da pesquisa, da extensão e de  complementar as atividades didáticos/práticas desenvolvidas juntos aos Hospitais conveniados.

Habilidades e Competências do Físico Médico

Os egressos do Curso, denominados pela ABFM de Físico Médico, podem atuar em diversas atividades em conjunto com outros profissionais, com ênfase na prestação de serviços.

Instituições Médicas realizam tarefas e procedimentos de natureza complexa e o trabalho tem que ser organizado em conformidade com as demandas. Nesse cenário, as atividades dessas Instituições podem caracterizarem-se por:

  1. Gerenciamento e administração (responsável pelo recurso humano, agendamento, contabilidade etc);
  2. Médicos generalistas (clínico geral, cirurgião geral, pediatra e obstetra);
  3. Especialistas (cardiologista, ortopedista, neurologista, oncologista, proctologista, neurocirurgião, urologista, anestesiologista, patologista, radiologista etc);
  4. Apoio médico (técnico, enfermeira, farmacêutico, terapeuta etc);
  5. Técnico (físico médico, engenheiro biomédico, pessoal de manutenção de equipamentos, proteção radiológica);
  6. Gerenciamento e manutenção das instalações.

Como se verifica, o trabalho é bastante hierarquizado e dividido em diferentes especialidades para se garantir o melhor tratamento e diagnóstico com os melhores profissionais em cada área.

No Brasil, as atividades que envolvem radiação ionizante estão sujeitas a controles por autoridades em diferentes níveis. Em nível federal, há a CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear, que é responsável pelo licenciamento para distribuição, uso e descarte de materiais radioativos e possui vários institutos associados, entre eles, no Rio de Janeiro, IRD - Instituto de Radioproteção e Dosimetria [IRD], em São Paulo, IPEN - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares [IPEN], em Minas Gerais, CDTN - Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear [CDTN], em Pernambuco, CRCR - Centro Regional de Ciências Radiológicas [CRCR].

O controle também é realizado pelo Ministério da Saúde [MS] através do Grupo Assessor Técnico Científico em Radiação Ionizante, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que pretende realizar no Brasil um papel controlador semelhante ao da FDA - Food and Drug Administration [FDA] nos Estados Unidos. Uma das atividades dessa agência será o controle dos equipamentos vendidos no Brasil. Nas administrações estaduais temos as Secretarias de Saúde e de Vigilância Sanitária Estadual.

Dentre os trabalhadores que atuam em Instituições Médicas, como clínicas e hospitais, existem alguns que merecem atenção especial por estarem expostos à radiação ionizante. Médicos (radiologista, cardiologista, cirurgião), técnicos, físicos, pessoal responsável pela proteção radiológica, pessoal de manutenção de equipamentos, que pelas suas funções estão em contato com situações de risco de exposição e precisam ser constantemente monitorados.

Isso é importante para que os benefícios decorrentes do uso das radiações ionizantes sejam maximizados em detrimento aos danos que estas radiações podem causar no paciente, nos profissionais da saúde e no meio ambiente.

Existem também outras entidades fiscalizadoras e controladoras que podem assim ser classificadas: organizações privadas como a ABFM - Associação Brasileira de Física Médica; comissões de ética institucionais, que analisam os protocolos clínicos em cada instituição; CBR - Colégio Brasileiro de Radiologia; ABMNB - Associação Brasileira de Medicina Nuclear e Biologia; ABPR -Associação Brasileira de Proteção Radiológica, entre outros.

O ingresso do profissional (Físico Médico) que lida com radiações ionizantes em suas atividades tem que ser aprovado por organismos de credenciamento que são organizações privadas ou governamentais criadas com o objetivo de certificar as qualificações profissionais de indivíduos elegíveis. Como exemplos, é possível obter o credenciamento em Física Médica através da ABFM e o de supervisor de proteção radiológica através da CNEN.

 

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Equipamentos para uso no laboratório de Física Médica do IMEF

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Alunos preparando experimentos no Laboratório de Física Médica do IMEF

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Simulação de experimentos envolvendo procedimento de eluição em medicina nuclear

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Colimação do feixe de raios X para medidas experimentais no Laboratóriode Física Médica do IMEF, que envolve o uso de equipamentos de proteção individual

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Simulação de procedimento experimental com vestimentas de proteção contra as radiações ionizantes no laboratorio de Física Médica do IMEF

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Aula prática-expositiva nas dependências do Laboratório onde os acadêmicos podem esclarecer e discutir as associações teórico-práticas

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Revelação de filmes tipo odontológicos utilizados no controle de qualidade dos equipamentos do laboratório de Física Médica do IMEF

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Arranjo experimental  para medição do feixe de raios X

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Análise de imagens desprezadas e avaliação quantitativa de filmes

 

Nesta segunda-feira, dia 2 de maio de 2011, às 9h45, na sala 4201, pavilhão 4, teremos mais um seminário de Matemática Aplicada. Nessa oportunidade teremos uma apresentação do Professor Doutor Engenheiro Milton Luiz Paiva de Lima que falará sobre a forma como a Matemática está presente em questões relativas ao planejamento de transportes cujo título é "Aplicações de Técnicas Matemáticas de Otimização na área de Engenharia de Trânsito."

Esse é um assunto que tem grande relevância para a sociedade contemporânea. Particularmente em Rio Grande percebemos diariamente o tamanho do problema em escala mundial.  Problemas de engarrafamento no trânsito em Rio Grande era uma coisa desconhecida até muito poucos anos atrás.

Mas o aumento da densidade populacional e de veículos em circulação, como decorrência do desenvolvimento econômico que tem ocorrido na região, trouxeram para essa pacata cidade um problema que afeta nos afeta em escala global.

O Prof. Milton falará sobre a forma como a Matemática pode contribuir na solução desses problemas ou até mesmo se a contribuição ocorre.


Acontecerá no próximo sábado dia 30 de abril de 2011, às 15 horas, no Anfiteatro do CIDEC-SUL, na Universidade Federal do Rio Grande- FURG, campus Carreiros, a solenidade de premiação da 6ª edição das Olimpíadas de Matemática de Rio Grande (OMRG)/FURG referente às provas realizadas em 2010.

Neste evento serão premiados os alunos classificados nos três primeiros lugares, na classificação geral, os alunos primeiros colocados de cada nível, por pólo, e também acontecerá a entrega de Menções Honrosas referentes aos anos de 2009 e 2010 da OBMEP.

O coordenador da OMRG, professor Luverci do Nascimento Ferreira, conta com a presença de toda comunidade universitária.

Nesta quinta-feira, dia 28 de abril de 2011, às 13h30, na sala 2101, o seminário estará a cargo do Prof. Dr.Matheus Jatkoske Lazo, do IMEF e o tema será o cálculo fracionário e as aplicações em Física.

O Cálculo Fracionário, envolvendo derivadas e integrais de ordem não-inteiras, teve seu início a mais de três séculos atrás, quando em 1695 l'Hôpital escreveu uma carta à Leibniz perguntando qual seria o significado de uma derivada de ordem um meio. Outros grandes matemáticos da história contribuiram para o desenvolvimento do Cálculo Fracionário, entre eles podemos citar nomes como Euler, Laplace, Liouville, Grunwald, Letnikov, Riemann e muitos outros. Apesar de ser quase tão antigo quanto o Cálculo usual de derivadas e integrais de ordem inteira, só nas últimas três décadas o Cálculo Fracionário despertou maior atenção devido a suas aplicações em vários campos da ciência e da engenharia. Esta demora no surgimento de aplicações do Cálculo Fracionário se explica devido as dificuldades de se interpretar física e geometricamente as derivadas e integrais não inteiras. Neste seminário abordaremos os aspectos gerais do Cálculo Fracionário assim como suas aplicações em Física.

Os seminários são realizados periodicamente pelo curso de Mestrado em Física do IMEF. Para se obter mais informações sobre os seminários, acesse diretamente a página da pós-graduação em Física:

http://www.pgfisica.furg.br/ .

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As submissões para o número 2 da Revista ICCEEg estão abertas até o dia 29/04/2011. A Revista Jr. ICCEEG - Revista Junior de Iniciação Científica em Ciências Exatas e Engenharia ISSN 2236-0093, é um periódico semestral de publicação digital destinada à publicação de artigos escritos por acadêmicos de cursos ligados as ciências exatas e engenharia, de acesso livre, visando estimular e disseminar a pesquisa nessas áreas de pesquisa.

Mais informações:

http://www.icceeg.furg.br/


As submissões para o número 2 da Revista ICCEEg estão abertas até o dia 29/04/2011. A Revista Jr. ICCEEG - Revista Junior de Iniciação Científica em Ciências Exatas e Engenharia ISSN 2236-0093, é um periódico semestral de publicação digital destinada à publicação de artigos escritos por acadêmicos de cursos ligados as ciências exatas e engenharia, de acesso livre, visando estimular e disseminar a pesquisa nessas áreas de pesquisa.