Na tarde de sábado, 26, aconteceu, pela primeira vez em Rio Grande, a solenidade de premiação regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O evento aconteceu no Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro e Oceânico (Cidec-Sul) da Furg. A premiação foi referente à 5ª edição da competição, que aconteceu em 2009. Na oportunidade, mais de cem alunos de Ensino Fundamental e Médio, de todo o Estado, receberam medalhas e bolsas de iniciação científica júnior. No entanto, nenhum aluno rio-grandino foi contemplado.

Conforme o coordenador da OBMEP da região do Rio Grande, professor dr. Mário Rosa Retamoso, as olimpíadas servem como um estímulo para o aluno estudar e interagir no meio educativo. Sobre as provas, o coordenador contou que o conteúdo implica raciocínio lógico e interpretativo. Desta forma, novos talentos são descobertos e, além das bolsas científicas, os vencedores são estimulados a seguir cursando pós-graduações relacionadas à Matemática, mesmo quando a graduação é voltada para outra área de conhecimento.
Neste ano, nenhum rio-grandino recebeu a premiação, no entanto, Retamoso está confiante para a próxima edição. “Um dos motivos de fazermos a solenidade aqui é chamar a atenção para os estudantes locais participarem mais da olimpíada”, confessou. De acordo com o coordenador, cerca de 700 escolas de 39 municípios gaúchos inscreveram alunos na 5ª OBMEP. Em Rio Grande, quase 300 alunos participaram da olimpíada.
Entre os estudantes premiados, estava Josué Knorst, da 8ª série da Escola Décio Martins Costa, do Município de Picada Café. Ostentando três medalhas, o estudante contou que esta é a sua terceira participação na competição e é também a terceira vez que recebe o prêmio. Já conhecido pelas medalhas, Josué participou, em maio deste ano, do Fórum de Matemática da Escola 25 de Julho, em Ivoti, onde palestrou para alunos de 5ª e 6ª séries e também conversou com alunos da 8ª série sobre a Olimpíada de Matemática. Ele contou ainda que está participando de um programa de iniciação científica em Caxias do Sul e está fazendo preparação especial para competições internacionais no Rio de Janeiro.
Natural de Encantado, Jamile Fritzen, que cursa o 1° ano do Ensino Médio na Escola Monsenhor Scalabrini, também é medalhista pela segunda vez. A jovem contou que esta é uma grande oportunidade para os estudantes de escolas públicas receberem notoriedade e qualificarem-se. Sobre a melhor forma de estudar para a competição, Jamile disse que o site da OBMEP traz provas de edições anteriores e, por ali, dá para tirar uma boa base.
Ao todo, 144 alunos de escolas públicas receberam medalhas de ouro, bronze e prata, além de bolsa de iniciação científica. Foram homenageadas também duas escolas da região de Porto Alegre e uma escola de Santa Maria com placas de mérito de reconhecimento e coleções de livros. Outras três escolas das regiões de Porto Alegre, Santa Maria e Passo Fundo receberam materiais esportivos, vídeos e livros para montar uma biblioteca de Matemática e ciências exatas. Receberam troféus duas escolas da região metropolitana, e as secretarias municipais de educação dos municípios de Arroio do Meio e Campestre da Serra também foram homenageadas.
Estiveram presentes na solenidade os representantes das cinco coordenadorias regionais da OBMEP, professor dr. Alvino Alves Santana (UFRGS), professor dr. Ricardo Fajardo (UFSM), professora dr.ª Marilaine Sant’Ana (UFRGS), professora Rosa Maria Rico (UPF) e professor dr. Mário Retamoso (Furg); a diretora acadêmica da olimpíada, professora dr.ª Suely Druck; a coordenadora regional do Programa de Iniciação Científica (PIC), professora Elizabeth Quintana Ferreira da Costa (UFRGS); a diretora do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef), Denise Maria Varella Martinez (Furg); o titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) do Rio Grande, Claudiomar Nunes; a coordenadora da 18ª Coordenadoria Regional de Educação (18ª CRE), Faraildes Ávila; além de professores e alunos da Furg, diretores de escolas públicas, professores de Matemática e acompanhantes dos alunos medalhistas.

Tatiane Fernandes (Jornal AGORA, 28/06/10)