O seminário será no dia 18 de novembro de 2010 às 13h30 na sala 205 do pavilhão 2 ministrado pela Profª. Drª. Letície Mendonça Ferreira .

O mecanismo responsável pela supercondutividade não-convencional que ocorre em classes de materiais como os cupratos de alta temperatura crítica, os férmions pesados e os supercondutores à base de ferro e arsênio, ainda não foi estabelecido. Uma característica comum a todas essas famílias de supercondutores é que suas propriedades, tanto no estado normal quanto no estado supercondutor, são extremamente sensíveis à variação de parâmetros de controle tais como a pressão e a dopagem (modificada através de substituição química).

Neste trabalho, serão discutidos os resultados de um estudo dos efeitos combinados de pressão e dopagem no composto férmion pesado CeRhIn5. O CeRhIn5 é um antiferromagneto à pressão ambiente e se torna supercondutor à medida que a sua temperatura de Néel TN = 3.8 K é suprimida a T = 0 por pressão ou dopagem. Medidas de resistividade elétrica e calor específico em condições de pressão hidrostática aplicada foram realizadas em monocristais de Ce0.90La0.10RhIn5 e CeRhIn4.84Sn0.16, os quais apresentam uma mesma temperatura de ordenamento TN = 2.8 K à pressão ambiente.

A comparação dos diagramas de fase pressão- temperatura obtidos para os dois cristais estudados com o diagrama do composto puro nos permitiu identificar que a intensidade do acoplamento Kondo é a escala de energia relevante ao estabelecimento da supercondutividade no CeRhIn5.

A professora Leticie possui Bacharelado, Mestrado e Doutorado em Física pelo Instututo de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-doutorado no Instituto de Física Gleb Wataghin da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente ocupa o cargo de professor adjunto no Departamento de Física da Universidade Federal de Pelotas, onde desenvolve pesquisa em física da matéria condensada experimental, com ênfase nos seguintes temas: supercondutividade, sistemas eletrônicos fortemente correlacionados, efeitos de pressão externa.