No dia 1º de março, sexta-feira, a equipe do projeto de extensão “Feira das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo” foi convidada para participar da entrega de Kits Experimentais de Ciências realizada pela Secretaria Municipal de Educação – SMEd para escolas da rede municipal de Rio Grande/RS.

A Feira das Ciências é um dos projetos do Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática - CEAMECIM, e é coordenado pela professora Profa. Dra. Rafaele Rodrigues de Araujo e a TAE MSc. Daiane Rattmann Magalhães Pirez, ambas do Instituto de Matemática, Estatística e Física- IMEF. A equipe também é composta pela professora do IMEF Dra. Fernanda Sauzem Wesendonk, as colaboradoras Dra. Anahy Arrieche Fazio e Dra. Franciele Pires Ruas, as pós-graduandas do PPGEC Joana Pasinatto e MSc. Isabel Bacelo e as graduandas Francislene Sampaio de Lemos e Emilia de Pinho Machado.

A equipe, juntamente com alguns professores da Educação Básica, contribuiu com a elaboração dos roteiros e seleção dos materiais que compõem os Kits Experimentais de Ciências, através de uma parceria que surgiu com a SMEd no ano de 2022.  Os kits contemplam um conjunto de materiais que contribuem com atividades práticas, os quais podem ser utilizados tanto nas atividades pedagógicas de Ciências, bem como nas demais áreas do conhecimento.

Com isso, a equipe pretende dar continuidade ao projeto de extensão “EXPERIMENTA CIÊNCIAS: Kits de Atividades experimentais para escolas municipais de Rio Grande/RS” de forma a organizar e ofertar ações de formação continuada, a fim de incentivar e contribuir com os professores da Educação Básica para a utilização dos Kits disponibilizados. As coordenadoras dos projetos de extensão ressaltam a importância da articulação entre Universidade e Escola, pois os Kits são uma forma de incentivo não somente à experimentação, mas para possíveis práticas interdisciplinares e investigativas, sejam nas aulas de Ciências ou outras áreas do saber.

Informações sobre o roteiro elaborado para os Kits: https://feiradascienciasrg.furg.br/