O Mestrado Profissional em Matemática (Profmat) realizou, na última sexta-feira, 16, o 1º encontro de discentes e egressos do curso na FURG. Na ocasião, foram debatidos assuntos relacionados ao mestrado, como as dificuldades em relação aos conteúdos, bem como o acompanhamento dos egressos e o impacto da pós-graduação nas carreiras profissionais. A programação contou com palestras, rodas de conversa e apresentação de trabalhos.

Desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Física da FURG, o projeto Na Praia das Ciências promove novo encontro do ciclo de palestras nesta sexta-feira, 23, às 19h30, na Livraria Vanguarda do Partage Shopping Rio Grande. Com o tema “O oceano e a física: suas importâncias para a Terra”, o palestrante Leopoldo de Oliveira abordará aspectos relacionados à influência dos oceanos nas condições climáticas do planeta.

O ciclo de palestras é aberto à comunidade e oferece um contato com a ciência desenvolvida na universidade. Nos encontros são abordados diversos temas de caráter científico, conectando a tecnologia e a pesquisa com o cotidiano, através de linguagens simples e acessíveis.

O Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) da FURG abre seleção para duas vagas de bolsistas para atuar no projeto “Estatística de Desembarque Pesqueiro – RS”. As inscrições podem ser realizadas até as 17h do dia 26 de março na secretaria do Imef, anexo do Pavilhão 2, no Campus Carreiros. No ato da inscrição, é necessário assinar a ata e entregar um currículo.

Para se candidatar, o aluno deve estar matriculado em um curso de graduação na FURG e ter cursado a disciplina de Estatística incluindo probabilidade e inferência.

A homologação das inscrições assim como a data e horário da entrevista de candidatos classificados serão divulgados no mural da secretaria no dia 28 de março.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail imef@furg.br

Como parte do processo de internacionalização da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), o estudante Augusto César Calígula, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Física (PPG-Física) do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF), viajou para o México para realizar um estágio de pesquisa de um semestre (fevereiro a julho de 2018) no Instituto de Astronomia da Universidade Nacional Autônoma do México (IA-UNAM).

A viagem é realizada através de uma parceria entre o professor Cristian Giovanny Bernal do IMEF-FURG e o Dr. Nissim Ilich Fraija do IA-UNAM, os quais são orientador e co-orientador do Augusto César, respectivamente. O estudante vai usar seus conhecimentos em um projeto de pesquisa que faz parte do experimento High-Altitude Water Cherenkov (HAWC), para pesquisar sobre os efeitos do campo magnético na ejecta dos jatos relativísticos em GRBs. Para isso, vai aprender sobre o análise de dados do observatório HAWC e simulação numérica, usando ferramentas computacionais sofisticadas. Este aprendizado é fundamental para expandir seu conhecimento e aplicá-lo no seu trabalho de dissertação.

Augusto Cesar Calígula espera aproveitar ao máximo a oportunidade, inclusive para melhorar seu conhecimento da língua espanhola e inglesa e para fazer parcerias que possam acrescentar sua formação profissional. Este é o segundo estudante do IMEF-FURG que visita a UNAM como parte de seus projetos de pesquisa. A primeira estudante foi a mestranda do PPG-Física, Laura Neves do Amaral, que visitou o Instituto de Geofísica (IG-UNAM) no segundo semestre de 2017. Laura está de volta no IMEF este semestre, com muita experiência ganhada e com trabalho em andamento para terminar sua dissertação de mestrado.

Palestra

Título: Dinâmica de uma população de bugios em uma área atingida por febre amarela. 

Data e hora: dia 02/03 as 10:00 hs da manhã, sala 4110 (auditório) Pavilhão 4.
Palestrante: Professora visitante, Dra. Diomar Cristina Mistro (UFSM)"

A primeira edição de 2018 do curso de Pré-Cálculo do Programa de Incentivo à Matemática (Prima) está com inscrições abertas. Interessados podem realizar a inscrição pelo Sistema de Inscrições FURG, até o dia 2 de abril. O curso é uma promoção da Coordenação de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante (Caape) em parceria com o Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) da FURG.

A atividade tem como intuito promover condições necessárias à formação acadêmica do estudante. Assim, são retomados os conteúdos de Matemática Básica de nível fundamental e médio, indispensáveis para as disciplinas que envolvem matemática em nível superior. Podem participar estudantes matriculados em qualquer curso de graduação da FURG.

Mais informações estão disponíveis no edital.

Acesse o edital

 

Anunciamos a abertura do processo seletivo para o Programa de Pós-Graduação em Física (PPG-Física) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), RS. 

As inscrições serão realizadas pela internet no endereço eletrônico www.siposg.furg.br/curso/976 no período de 10 de janeiro de 2017 a 16 de fevereiro de 2018.

O edital pode ser vistos em http://ppgfisica.furg.br/
Contato: pgfisica@furg.br

O curso de Mestrado em Física da FURG é um programa aprovado pela CAPES que conta atualmente com 12 pesquisadores que desenvolvem atividades nas seguintes linhas de pesquisa:
1 - Astrofísica
2 - Física de Partículas e Campos 
3 - Física da Matéria Condensada.

Para maiores detalhes sobre o Programa e o processo de seleção

ver http://www.pgfisica.furg.br/, ou escreva para pgfisica@furg.br 

Estão abertas de 02/01/2018 até 09/02/2018 as inscrições do processo seletivo para ingresso de aluno especial no Mestrado Profissional em Ensino de Física - MNPEF – Polo 21 FURG. Os interessados poderão escolher até três disciplinas dentre as ofertadas no primeiro semestre letivo de 2018, que inicia em 23/02/2018. Podem participar da seleção candidatos que sejam portadores de diplomas de graduação em Física ou áreas afins ou que estejam em seu último ano do curso de graduação.

Serão selecionados candidatos para o preenchimento de cinco vagas no total. Todos os detalhes e instruções constam no Edital do Processo Seletivo (Clique aqui).

Site para inscrição: https://siposg.furg.br/curso/1005

O ingresso como aluno especial não cria vínculo com o programa, dando direito a cursar apenas disciplinas específicas. Para realizar todas as atividades do MNPEF e adquirir o grau de Mestre, é necessária a aprovação em processo seletivo regular, concorrendo em iguais condições com os demais candidatos.

Mais informações:

A data e local da Programação de Defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso da Matemática Aplicada pode ser acessada clicando aqui.

O ciclo de palestras “Na Praia da Ciência”, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Física da FURG promove nesta sexta-feira, 24, um novo encontro para discutir a ciência desenvolvida na universidade. A palestra "O Oceano e a Física: Suas importâncias para a Terra”, ministrada pelo professor Leopoldo Rota Oliveira, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), será realizada às 19h30, na Livraria Vanguarda do Shopping Partage. Mais informações podem ser obtidas pela página do projeto no Facebook.