Docentes e Alunos do curso de Bacharelado em Física - ênfase em Física Médica participaram do XXIII CBFM - Congresso Brasileiro de Física Médica, ocorrido entre os dias 5 e 8 de setembro de 2018. O encontro oportunizou aos congressistas a atualização quanto as últimas tecnologias e metodologias associadas ao uso das radiações ionizantes em Radioterapia, Radiodiagnóstico, Medicina Nuclear e Imagens por Ressonância Magnética.

No evento o prof. Dr. Evamberto Goes proferiu uma palestra sobre "Prevenção da doença enxerto-verus-hospedeiro associado à transfusão através da irradiação X e gama". Além disso, a aluna da PPGFis, Vanessa Sobrosa,  apresentou o trabalho intitulado "Determinação da resposta das vias associadas aos mecanismos de manutenção do genoma em função da dose de 10 gy".

 

Informamos a oferta do curso de Especialização para Professores de Matemática EaD. O folder sobre o curso pode ser acessado, clicando aqui.
 
Para maiores informações sobre a estrutura do curso acesse http://www.espprofmat.uab.furg.br/.  
 
O edital estará disponível a partir de 10/09/2018 e as inscrições ocorrerão a partir do dia 11/09/2018 no site https://siposg.furg.br/curso/973. 
O curso será ofertado nos polos Rio Grande,  Novo Hamburgo,  São Francisco de Paula, Sapucaia do Sul e  São Lourenço do Sul.
 
Qualquer dúvida pode ser enviado para o email espmatfurg@gmail.com ou pelo fone 32373511.
 
De 03 a 07 de setembro o Professor Doutor Raul Antonio Ferraz do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP)  estará no IMEF-FURG, a convite da professora Doutora Edite Taufer do IMEF - FURG, para pesquisas do projeto multi-institucional (FURG, USP, UFABC): "Álgebra não-comutativa e aplicações". 
 
Nesta quinta-feira, 06 de setembro, proferirá uma palestra intitulada: "Ideais nas Álgebra das Matrizes sobre um corpo finito" para público em geral na sala  2122 de 14h às 15h.
 
O professor Dr. Raul Antonio Ferraz  atua na área de Matemática, com ênfase em Álgebra; principalmente nos seguintes temas: Anéis de Grupos, Grupos (Grupos Livres, Grupos Diedrais , Grupos Hamiltonianos), Unidades Centrais, Códigos em Álgebra de Grupos.

O projeto de extensão com ações em pesquisa “Envelhecimento e saúde: estimulando funções cognitivas de idosos institucionalizados”, do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) da FURG, está em andamento e seleciona voluntários. O projeto tem o objetivo de desenvolver atividades de estimulação cognitiva junto aos idosos do Pensionato Pedro Bertone, a fim de favorecer o aumento da qualidade de vida dos mesmos.

Acadêmicos interessados em participar devem entrar em contato com a docente Débora Spenassato, até terça-feira, 28, pelo e-mail dspenassato@furg.br. Os participantes receberão certificado, que conta como atividade extracurricular. O projeto ocorre nas segundas-feiras das 14h às 16h, e nas quintas-feiras das 9h às 11h. O pensionato fica localizado no complexo do Hospital do Coração da Santa Casa do Rio Grande.

Título do trabalho: "Radiações Eletromagnéticas: Competências e Construção de Saberes na Formação dos Cidadãos"
Autora: Cristiane Martinez Pereira
Orientadora: Aline Guerra Dytz
Banca examinadora: Magno Pinto Collares (FURG), Maria Eugênia Silva Nunes (UFOP)
Local: Auditório da Sead - Campus Carreiros
Data: 24/08/2018
Horário: 9h

Título do trabalho: "Situações de Ensino Investigativas com Atividades Experimentais no Eletromagnetismo"
Autor: Marcos Antonio Gruppelli Raubach
Orientadora: Rosangela Menegotto Costa 
Banca examinadora: Berenice Vahl Vaniel (FURG), Marcos André Betemps Vaz da Silva (IFSul)
Local: Sala 2101 do pavilhão 2 - Campus Carreiros
Data: 24/08/2018
Horário: 13h30

Título do trabalho: "Seqüência Investigativa no Ensino e na Aprendizagem de Ótica Geométrica"
Autor: Clark Ferreira Farias Junior
Orientadora: Aline Guerra Dytz
Banca examinadora: Everaldo Arashiro (FURG), Virgínia Mello Alves (UFPel)
Local: Sala 2212 do pavilhão 2 - Campus Carreiros
Data: 24/08/2018
Horário: 14h45

O IMEF realizou no CIDEC-SUL, no dia 14/08, o Seminário Interno de Autoavaliação e Contribuições para o PDI 2019/2022 da FURG. Este seminário foi organizado pela CIAP (Comissão Interna de Avaliação e Planejamento), tendo a participação efetiva da grande maioria dos docentes e TAEs do IMEF. Ressaltamos que neste evento a participação ativa da representação estudantil no trabalho da CIAP foi de relevante importância para a dinâmica da atividade, onde tivemos a oportunidade de construir um documento robusto contendo os anseios dos três segmentos da comunidade do IMEF.  Registramos ainda a presença da Coordenadora de Planejamento da FURG, Adm. Karina Martinatto, que expôs para o grupo a importância da participação das Unidades Acadêmicas neste momento de contribuições para a construção do PDI 2019/2022 da FURG.

A Diretora do IMEF, Professora Adriana Elisa Ladeira Pereira,  destaca que "seminários para discutir os processos de autoavaliação são fundamentais, pois além de potencializar o pensar a Unidade Acadêmica, permitem também a integração entre os servidores do IMEF". O seminário foi organizado em três momentos, em um primeiro a CIAP apresentou a sistematização do resultado da autoavaliação, a seguir foram definidos grupos de trabalhos para a discussão dos eixos do PDI e por fim uma plenária para socialização e discussão das contribuições. A sistematização dos registros está sendo organizada pela CIAP e será encaminhada a DAI (Diretoria de Avaliação Institucional).

O Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF comunica que nesta terça-feira, dia 14/08/2018, estará com as atividades administrativas e acadêmicas suspensas, devido a realização do Seminário Interno de Autoavaliação e contribuições para o Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI 2019/2022 da FURG, que ocorrerá no CIDEC-SUL."

A Divisão de Altas Energias (D.A.E.) da Astrofurg, ligada ao Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) da FURG  divulga sua nova página, neste endereço. O endereço visa à divulgação do grupo de astrofísicos, mestrandos e graduandos que pesquisam sobre vários astrofenômenos, envolvendo altas energias, usando abordagem teórica e sofisticadas técnicas numéricas.

O Programa de Incentivo à Matemática (Prima) da FURG informa que o Curso de Pré-Cálculo está com inscrições abertas. Estas podem ser realizadas através do site do Sistema de Inscrições até sexta, 17. O curso tem como objetivo retomar os conteúdos de Matemática básica de nível fundamental e médio, indispensáveis para as disciplinas que envolvem Matemática em nível superior.

As vagas ofertadas são para alunos devidamente matriculados na universidade e que estejam cursando qualquer curso de graduação.

É interessante ressaltar que o curso é realizado na modalidade à distância, com duração de até 10 semanas, e conta com monitorias presenciais.

Mais informações na Coordenação de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante (Caape) pelo telefone 3293.5088, pela coordenação do Prima, através do telefone 3233.6907, ou pelo e-mail prima@furg.br.

De 1º de agosto a 17 de setembro, o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) estará com inscrições abertas para o Exame Nacional de Acesso (ENA), com ingresso em 2019. A FURG integra a rede de instituições associadas e oferece 20 vagas. O edital pode ser consultado neste link

Com oferta nacional, o Profmat é um curso semipresencial, realizado por uma rede de instituições de ensino superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil, e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática. Podem participar do exame portadores de diploma de curso superior devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou estudantes de curso superior, cujo diploma venha a ser emitido, no máximo, até a data de início das matrículas.

O objetivo do curso é atender os professores de Matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua atuação docente. O programa opera em ampla escala, com o objetivo de ter, em médio prazo, impacto substantivo na formação matemática do professor em todo o território nacional.

Mais informações podem ser obtidas neste site

Edital ENA 2019