Nome do Curso:

Matemática Licenciatura

Titulação: 

Licenciado em Matemática.

Turno:

Noturno

Ingresso e Vagas:

O curso tem o funcionamento em turno noturno e o ingresso é realizado anualmente, através do Sistema de Seleção Unificado (SiSU/MEC), de acordo com o regulamento vigente da FURG. Por ano, são oferecidas 40 vagas, com entrada única no começo do ano letivo.

Duração do Curso:

Mínima: 9 semestres. Máxima: 15 semestres

Modalidade:

Presencial

Carga Horária Curricular:

Disciplinas obrigatórias = 2730 horas.

Disciplinas optativas = 120 horas.

Atividades Acadêmico-Científico-Culturais: 200 horas

Carga horária total do curso = 3050 horas.

Estágio Obrigatório: 480 horas

Prática Pedagógica: 420 horas

Perfil Vocacional do Estudante:

O licenciado deve ter formação matemática integrada com os campos do saber científico e humanístico, que lhe possibilite
 assumir a docência como compromisso social e ser pesquisador de sua prática desenvolvendo a autonomia na aprendizagemcontinuada.

Competências e Habilidades:

As diretrizes apontam para as seguintes competências e habilidades para a formação do licenciado em Matemática:

  • Capacidade de expressar-se escrita e oralmente com clareza e precisão.
  • Capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares.
  • Capacidade de compreender, criticar e utilizar novas idéias e tecnologia para a resolução de problemas.
  • Capacidade de aprendizagem continuada, sendo sua prática profissional também fonte de produção de conhecimento.
  • Habilidade de identificar, formular e resolver problemas na sua área de aplicação, utilizando rigor lógico-científico na análise da situação-problema.
  • Estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento.
  • Conhecimento de questões contemporâneas.
  • Participar de programas de formação continuada.
  • Realizar formação continuada.
  • Trabalhar na interface da Matemática com outros campos do saber.
  • Elaborar propostas de ensino-aprendizagem de Matemática para a educação básica.
  • Analisar, selecionar e produzir materiais didáticos.
  • Desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático do educando, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas, formulas e algoritmos.
  • Perceber a prática docente de Matemática como um processo dinâmico, carregado de incertezas e conflitos, um espaço de criação e reflexão, onde novos conhecimentos são gerados e modificados continuamente.
  • Contribuir para a realização de projetos coletivos dentro da escola básica.
  • Potencializar situações favoráveis ao aprendizado da matemática.

O Profissional:

Licenciado em Matemática

Projeto Político Pedagógico

Acesso ao Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Matemática.