Nome do Curso:

Matemática Aplicada

Titulação: 

Bacharel em Matemática Aplicada

Turno:

Integral

Ingresso e Vagas:

O curso tem o funcionamento em turno integral e o ingresso é realizado anualmente, através do Sistema de Seleção Unificado (SiSU/MEC), de acordo com o regulamento vigente da FURG. Por ano, são oferecidas 40 vagas, com entrada única no começo do ano letivo.

Duração do Curso:

Mínima: 8 semestres. Máxima: 14 semestres

Modalidade:

Presencial

Carga Horária Curricular:

Disciplinas obrigatórias = 2185 horas.

Disciplinas optativas = 300 horas.

Atividades Acadêmico-Científico-Culturais: 120 horas

Carga horária total do curso = 2605 horas.

Perfil Vocacional do Estudante:

O Curso de Matemática Aplicada foi planejado para estudantes interessados em trabalhar com a modelagem de problemas presentes no âmbito da própria Matemática ou em outras atividades que tenham na Matemática uma ferramenta para a compreensão dos seus objetos de estudo e aplicações. Para isso o curso procura aprimorar o raciocínio lógico e a compreensão de técnicas avançadas da Matemática, da Física e da Estatística com o objetivo de sugerir soluções inovadoras para os problemas que a sociedade atual enfrenta.

Competências e Habilidades:

O Curso de Bacharelado em Matemática Aplicada procura desenvolver as seguintes competências dos seus estudantes:
- capacidade de estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento.
- capacidade de aprendizagem contínua, pensamento original e uso de tecnologias.
- habilidade no uso de técnicas e ferramentas matemáticas e computacionais modernas para a resolução eficaz de problemas.
- capacidade de trabalho em equipe.
- capacidade de comunicar-se cientificamente com clareza, objetividade e precisão.

O Profissional:

A competência em usar técnicas avançadas da Estatística, Física e Matemática juntamente com a habilidade em usar o computador para modelar e resolver problemas das mais diversas áreas, valoriza o profissional. Alguns matemáticos que hoje trabalham na indústria e no setor financeiro alcançam elevados salários, principalmente após a conclusão de cursos de mestrado e/ou doutorado. No Brasil, o local de trabalho mais comum para os Bacharéis em Matemática (com pós-graduação) são as universidades. No entanto, o mercado de trabalho fora das universidades tem sido explorado no Brasil e se encontra em franca expansão. O atual momento econômico, devido à grande competitividade no meio empresarial e industrial, tem levado à procura desses profissionais. As melhores colocações geralmente estão nos grandes centros urbanos e a formação desses profissionais pretende mudar esse quadro.